Abalo sísmico registado ao largo do Fogo

PorAndre Amaral,12 jan 2018 10:55

Sismo teve epicentro no mar em local afastado da costa
Sismo teve epicentro no mar em local afastado da costa

Protecção civil confirma o sismo e avança que abalo atingiu valores entre os 2.9 e os 3.1 na escala de Richter, sem danos registados. Três abalos foram sentidos, durante a tarde de ontem, com alguma intensidade em Chã das Caldeiras.

“Houve uma actividade sísmica nas proximidades da ilha do Fogo mas não em Chã das Caldeiras”, explicou ao Expresso das Ilhas o Presidente do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Renaldo Cardoso que acrescentou ainda que o epicentro deste fenómeno sísmico se localizou no mar e que o mesmo não provocou danos.

Ainda sem confirmação oficial por parte do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, o presidente do SPCB adiantou que o abalo terá atingido os 2.9 e os 3.1 na escala de Richter e que o epicentro terá sido num local afastado da costa.

Alberto Nunes, presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, adiantou que "ontem, por volta das 17h30 houve um tremor muito forte, com grande intensidade" e que outros dois foram sentidos mais tarde mas com menos intensidade.

Ainda segundo o edil de Santa Catarina a situação ter-se-á normalizado uma vez que não foram sentidos mais abalos na região. Alberto Nunes garantiu ainda que o delegado municipal em Chã das Caldeiras já foi alertado e já está a contactar as famílias que residem naquela zona, "porque havendo alguma coisa nós temos de reagir".

De recordar que o vulcão do Fogo entrou em erupção pela última vez em Novembro de 2014, deixando um rasto de destruição em Chã das Caldeiras e obrigando à deslocação de cerca de mil pessoas que, entretanto, começaram a reocupar a zona afectada.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,12 jan 2018 10:55

Editado porAndre Amaral  em  10 dez 2018 3:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.