“O tempo que se faz sentir é devido à configuração dos sistemas de acção que favorecem o aumento da intensidade do vento no Atlântico Norte, o que acentua a sensação térmica”, parecendo estar mais frio do que realmente está, explica Eufémia Brito, da Direcção da Área de Meteorologia do INMG.
Baseando-se na comparação dos registos das temperaturas de anos anteriores, as temperaturas dos últimos dias são normais para esta época do ano.
Fora a sensação térmica, não existe nenhuma anormalidade a anotar. “A situação sinóptica é típica para esta época do ano, com a localização estacionária do Anticiclone dos Açores, com valor normal para esta época do ano”, salienta Eufémia Brito.
“A temperatura sentida combina os efeitos da sensação do frio induzida pelo vento e da sensação de calor induzida pela humidade do ar”, reforça.
As pessoas e o frio
Sensação de frio ou baixa da temperatura nos termómetros, o certo é que algumas pessoas já afirmam que nunca tinham vivenciado um clima idêntico. “Nunca tinha testemunhado um frio destes”, diz Conceição Pereira, do município de São Miguel, ilha de Santiago.
Nas redes sociais, registam-se, com humor, publicações referentes ao tempo. “Quem descobriu Cabo Verde, faça o favor de cobrir de novo”, publica Carmen Luciene, em tom de brincadeira. “Forte frio forte mon frio”, queixa-se Sofia Barbosa, numa outra publicação. “Cabo Verde está com tanto frio que já estou pensando em fazer uma fogueira dentro de casa”, brinca Hélio Rocha.
Avança o INMG que nos meses de inverno, em Cabo Verde, “as temperaturas mínimas variam entre 12 e 20°C, chegando a valores inferiores a 10°C nas zonas altas.”