Arlindo do Rosário que falava aos jornalistas na sequência de uma visita realizada na tarde ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), disse que, até agora, a gripe, que já afectou milhares de pessoas no país, é considerada normal.
Contudo, adianta que a investigação que está a ser levada a cabo pelos Serviços de Vigilância Epidemiológica e pelo Instituto Pasteur de Dakar é para confirmar se de facto o vírus e é o mesmo habitualmente indicado para essa época do ano.
“Nesta altura do ano, normalmente está indicado o tipo de vírus que provoca essas gripes. Havendo esse aumento de casos, que também têm uma causa muito clara, convém termos uma identificação e é isso que o Ministério de Saúde através dos serviços de vigilância e com ajuda do Instituto Pasteur está a fazer”, diz.
Só na Cidade da Praia, segundo a delegada de saúde, Ulardina Furtado, foram registados de Janeiro a Fevereiro deste ano, cerca de quatro mil casos de gripe.
Em São Vicente, o Hospital Baptista de Sousa registou, desde o início do ano, até 18 de Fevereiro, um total de 1444 casos de síndrome gripal em adultos e crianças com mais de 5 anos.