A construção de um novo centro de saúde de raiz, na cidade de Santa Maria é uma reivindicação antiga, cujas obras, aguardadas com alguma ansiedade, vão erigir-se ao lado da Esquadra Policial da cidade turística, no terreno onde se situavam as antigas instalações do posto sanitário.
Assim, o descerramento da placa e a colocação da primeira pedra para a sua edificação, pelas mãos do titular da pasta da Saúde e Segurança Social, marcam o início de uma nova era para a população do Sal em geral, a nível da saúde.
Avaliada em cerca de 220 mil contos, a obra é financiada na sua totalidade pelo Fundo do Turismo.
A serem executadas no prazo de um ano e meio, e a cargo do empreiteiro chinês Jinan Sijian Group Lda. espera-se que as mesmas fiquem concluídas em Agosto de 2019.
Arlindo do Rosário considera tratar-se de um “magnífico” projecto e salientou que a visão do Governo é “de facto” promover o desenvolvimento de cada ilha e concelho, baseando naquilo que o turismo tem trazido para o país.
“Financiado pelo Fundo do Turismo, para além deste centro, nós vamos investir também num programa de emergência pré-hospitalar que permite toda a logística de evacuação dos doentes, quer interna, quer para as outras ilhas”, anunciou, admitindo que “há muito” a fazer em termos de saúde, não só no Sal, mas a nível nacional.
“Daqui a um ano e meio estaremos cá todos para inaugurar esta obra importante e fundamental na estratégia do desenvolvimento da saúde de Cabo Verde e da ilha do Sal, em particular”, enfatizou.