Perfil da população prisional conhecido em breve

PorLourdes Fortes,12 abr 2018 15:20

Júlia Reis
Júlia Reis( Rádio Morabeza)

Está em curso o primeiro Censo Prisional Nacional. O objectivo da operação estatística é conhecer o perfil da população prisional em Cabo Verde. Os dados recolhidos vão igualmente permitir entender as motivações da reincidência.

Quem o diz é a directora-geral dos serviços prisionais, Júlia Reis, em declarações à Rádio Morabeza, no Mindelo, à margem do seminário sobre medidas alternativas para procedimentos judiciais e privação de liberdade, que decorre até sexta-feira.

"O que se pretende, efectivamente, é entender o que é que está por trás de uma reincidência, conhecer a famosa reincidência de que todos falam e que da qual não se conhecem os números. Então este é o objectivo macro do censo. Primeiro, conhecer a reincidência, o perfil do recluso, porque não temos um perfil traçado do recluso. Conhecer, no fundo, toda a motivação que leva o próprio recluso a enveredar pelo mundo do crime”, explica.

O Censo Prisional vai permitir conhecer o histórico familiar dos reclusos, modelos educativos, entre outras variáveis. A directora-geral dos serviços prisionais sublinha a importância do recenseamento na elaboração do plano nacional de reinserção social.

“Conhecendo a população reclusa, já podemos traçar um plano de reinserção coerente com aquilo que são as demandas da própria população”, sublinha.

Neste momento, já foram recenseadas as cadeias centrais da Praia e de São Vicente, faltando recolher os dados nas três cadeias regionais: Santo Antão, Sal e Fogo.

O censo arrancou em Março e os resultados deverão ser conhecidos em Junho.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes,12 abr 2018 15:20

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  13 abr 2018 11:29

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.