Emanuel Passos diz que os Estados lusófonos também querem perceber qual o papel da educação no processo de luta contra a dopagem no desporto.
"Paralelamente, queremos também criar a possibilidade de termos uma voz que é comum à CPLP na luta contra a dopagem no desporto. Queremos ter uma voz que seja única, uma voz que dê mais poder, uma voz que represente a comunidade portuguesa junto das autoridades e das organizações internacionais", avança.
A abertura do seminário foi presidida pelo Ministro do Desporto, Elísio Freire, que fez questão de referir que Cabo Verde não dará tréguas à manipulação de resultados ou a casos de doping no desporto.
“São valores que não fazem parte do desporto e sabemos perfeitamente que Cabo Verde não está imune. Temos desporto em que somos competidores a nível mundial, algumas modalidades somos campeões do mundo, e queremos que os nossos atletas seja orgulho da Nação ", explica.
O I Seminário da Luta contra a Dopagem no Desporto e Combinação de Resultados Desportivos da CPLP conta com a participação de dirigentes desportivos, associações, grupos desportivos e atletas oriundos de Portugal, Angola, São Tome e Guiné Bissau, além de Cabo Verde.