Indicadores sociais e de género apresentados na cidade da Praia

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,4 mai 2018 14:06

Avaliar as necessidades e as preferências de indivíduos e de agregados familiares, promovendo a observância do cumprimento dos direitos fundamentais que lhes assistem, nomeadamente o acesso a serviços de água e saneamento de qualidade, acesso à informação, à participação em matéria de água e saneamento.

É esta a finalidade do encontro de validação dos indicadores sociais e de género que decorre na cidade da Praia, realizada pela Agência Nacional de Água e Saneamento.

Presidente do conselho de administração da ANAS Miguel da Moura, avança que no que diz respeito em matéria de água e saneamento o governo vai ter instrumentos para direccionar em Matéria de género.

"Especificamente, voltar as suas políticas publicas para o sector que possa beneficiar melhor a descriminação positiva que se quer em relação a mulher em matéria de agua. Esse é o principal beneficio sabendo que, a mulher em termos geral é quem mais se ocupa da questão da agua em Cabo Verde, até pela questão da percentagem na sociedade, uma vez tendo politica mais assertivas voltadas para a questão de género a sociedade como um todo sejam beneficiadas com essas politicas", explica.

O consultor do estudo, Carlos Mendes, diz que para a questão social do Género havia a necessidade de focalizar tantos nas pessoas como também na dos agregados familiares.

"O indicador que foi construído através do performance, focaliza nos alojamentos, não nos agregados propriamente dito e, não nos indevidos. Então a ideia é tentamos ver que para a questão social do género, havia necessidade de focalizar tanto nas pessoas como nos agregados familiares, a questão de acesso acessibilidade de água. É um indicador que ainda está desigual no mundo”, avança.

O estudo sobre indicadores sociais e de género será discutido durante o dia de hoje, para depois ser entregue ao governo para a sua aprovação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,4 mai 2018 14:06

Editado porAndre Amaral  em  7 mai 2018 6:58

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.