Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias de Santo Antão nasce em 2019

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,7 jun 2018 8:56

​O director-geral do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Aquilino Varela, anunciou quarta-feira, no Paul, a entrada em funcionamento do Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Agrárias (ISCTA) no ano lectivo 2019/2020, em Santo Antão.

Segundo Aquilino Varela, “o governo pretende transformar o Ensino Superior num eixo estratégico de desenvolvimento do país, competitivo no contexto global e vocacionado para as potencialidades das regiões”, daí a escolha das Ciências e Tecnologias Agrárias para a implementação desse nível de ensino na ilha de Santo Antão.

“Trata-se da criação de uma instituição de Ensino Superior com vértice nas potencialidades da ilha, mas com vocação para servir o país, alinhado com o mundo”, disse Aquilino Varela, acrescentando que “trazer um figurino de Ensino Superior para Santo Antão com esta especificidade não circunscreve as escolhas formativas dos jovens de Santo Antão a esta instituição”, pelo contrário, aumenta-lhes o leque de escolhas.

Aquilino Varela explicou que esta estratégia acautela as referências que o Banco Mundial põe em relevo, de “criar ou incentivar a criação de Institutos Superiores ou Universidades conectadas com as potencialidades das regiões com vocação voltada para o mundo” e está alinhada com a instituição do “Campus do Mar”, em São Vicente, com foco na vocação marítima da ilha.

Para a implementação do ISCTA de Santo Antão, o governo já conta com a assessoria técnica do Instituto Superior de Agronomia de Portugal que enviará uma equipa técnica a Santo Antão para apoiar a montagem do ISCTA, salvaguardando o seu “core business”, a investigação agrária e a sua ligação ao mercado de trabalho.

“Também a Rússia já se mostrou disponível para apoiar a implementação do ISCTA, seja com a construção de uma infra-estrutura nova, seja no âmbito da investigação”, disse Aquilino Varela, adiantando que a ideia é procurar outros parceiros (Israel, em perspectiva) com “know-how” específico no sector das Ciências e Tecnologias Agrárias.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,7 jun 2018 8:56

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 fev 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.