A revelação foi feita pela presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNHDC), Zaida Freitas, que falava à imprensa à margem da celebração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, data que este ano foi assinalada na ilha da Boa Vista.
“A Comissão tem recebido denúncias desta ilha, no que toca a violação de direitos humanos, sobretudo situações de violência policial”, disse.
A par disso, Zaida Freitas sublinhou que, à semelhança de outras paragens do arquipélago, nomeadamente Santiago, a CNDHC vai trabalhar com a Policia Nacional, com acções de formação e sensibilização, para promoção dos direitos humanos.
A violação e agressão sexual de menores é outro 'calcanhar de Aquiles' na 'ilha das Dunas'. De Janeiro a esta parte, o Tribunal mandou para prisão preventiva, seis supostos pedófilos.
“Não temos recebidos situações oriundas da Boa Vista, mas temos acompanhado através da comunicação social e, neste caso, trabalhamos em parceria com o ICCA”.
Zaida de Freitas realça que a denúncia deve ser feita por qualquer cidadão que tomar conhecimento da violação dos direitos humanos. Na ilha da Boa Vista existe na câmara municipal um ponto focal da Comissão, onde as pessoas podem denunciar qualquer situação passível de configurar uma violação dos direitos humanos.