Identificados 250 ninhos de tartaruga em Porto Novo

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 ago 2018 7:17

​O projecto Vitó que, desde 2011, tem estado a actuar na defesa e perseveração das tartarugas marinhas no Porto Novo, Santo Antão, já identificou, este ano um total de 250 ninhos em todo o concelho.

Segundo a bióloga Gilda Monteiro, coordenadora do projecto, a maior parte dos ninhos está concentra na praia de Curralinho, em Tarrafal de Monte Trigo.

Nesta altura, a maior preocupação do projecto, segundo Gilda Monteiro, prende-se com os 12 ninhos sinalizados na praia de Curraletes, a três quilómetros da cidade do Porto Novo, que neste Verão tem estado muito movimentada com actividades de lazer.

A praia de Curraletes vai ser palco do festival de música, marcado para os dias 31 de Agosto e 01 de Setembro, um evento que movimenta milhares de pessoas e que pode pôr em risco esses ninhos.

O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, responsável pela área ambiental, Irlando Ramos, informa que a edilidade tem traçado um plano visando o reforço da malha de segurança e vigilância dos ninhos, ao longo do festival.

O projecto Vitó, além de combater a captura de tartarugas, visa também a prospecção de praias para reconhecimento das zonas de nidificação e ainda acompanhar o desenvolvimento de ninhos.

No início deste mês de Agosto, quatro tartarugas foram mortas nas praias do Porto Novo por um grupo de indivíduos que vai ser julgado quarta-feira, 22, por captura ilegal de tartarugas.

Os acusados foram detidos em flagrante pela Polícia Nacional, numa operação em que foram apreendidas as quatro tartarugas já mortas e uma viatura.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 ago 2018 7:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 mai 2019 23:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.