Creches obrigadas a cumprir novas regras de funcionamento

PorExpresso das Ilhas,28 set 2018 8:03

Estão aprovadas as regras para instalação e funcionamento de creches. As medidas foram aprovadas quarta-feira, em Conselho de Ministros, anunciou quinta-feira o porta-voz do Governo.

De acordo com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, o Decreto-lei surge enquadrado no Plano Nacional de Cuidados, que procura universalizar o sistema de cuidados para crianças dos 0 a 3 anos de idade.

A medida vai permitir o acesso a creche a crianças pertencentes a famílias vulneráveis, afirmou o Ministro.

Com o diploma, passam a existir normas de funcionamento, mecanismos de harmonização, fiscalização e certificação das creches. 

As creches deverão passar a estar estruturadas em grupos máximos de 10 crianças até a iniciação de marcha, máximo de 14 crianças entre a iniciação da marcha e os 24 meses e o máximo de 18 crianças entre os 24 e os 36 meses.

“Lá onde não houver condições de se criar grupos, pode-se ter grupos heterogéneos num máximo de 16 crianças”, observou Elísio Freire na conferência de imprensa de quinta-feira. 

Passa igualmente a existir obrigações de espaço mínimo por criança, fixado nos 1,8 metros quadrados. 

As creches deverão ter um regulamento interno e só poderão aceitar nos quadros monitores credenciados. 

O regulamento prevê coimas e sanções para os incumpridores. 

“Com esta medida, o Governo faz uma reforma importante e estrutural, onde não havia legislação e cria condições para permitir o acesso a creche e a cuidados a milhares de crianças cabo-verdianas que neste momento não o tem”, acredita o porta-voz do Conselho de Ministros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 set 2018 8:03

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.