Confederação de Sindicatos Independentes do Luxemburgo disponível para formar sindicatos em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,4 out 2018 9:57

A ONG de solidariedade sindical da Confederação de Sindicatos Independentes do Luxemburgo (OGBL) está em negociações com a União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) para a criação de um centro de formação sindical e profissional na cidade da Praia.

Mas até lá, segundo o responsável da “OGBL solidariedade sindical”, Armand Drews, citado pelo Contacto, a prioridade vai ser a formação de uma equipa de trabalho.

“Temos orçamento para a construção de um centro, mas a nossa prioridade é começar pelo conteúdo, pela formação. Como não precisamos de esperar pela assinatura do protocolo de construção do centro, vamos alugar um espaço com uma sala de formação para criamos uma estrutura autónoma, com uma equipa de trabalho que vai apoiar os sindicatos em Cabo Verde”, garantiu ao jornal luxemburguês.

Ainda de acordo com o Contacto e quanto à construção do futuro centro de formação sindical e profissional, previsto para a cidade da Praia, ainda não há data marcada para o arranque das obras. Certo mesmo é que terá lugar apenas “depois da assinatura do protocolo” entre as maiores centrais sindicais dos dois países, refere Armand Drews.

Com a intensificação da cooperação bilateral entre o Luxemburgo e Cabo Verde, recentemente mais direccionada para as relações económicas e comerciais, a “OGBL solidariedade sindical” prevê uma “maior aproximação entre os trabalhadores” dos dois países.

Com esta presença física em Cabo verde, a “OGBL solidariedade sindical” espera, na prática, “reforçar as capacidades dos representantes sindicais na defesa dos trabalhadores” e “reforçar os conhecimentos e as competências da população cabo-verdiana em matéria de protecção social e de direito do trabalho”.

Autoria:Expresso das Ilhas,4 out 2018 9:57

Editado porAndre Amaral  em  25 jun 2019 23:22