ONU antecipa menos chuva e aumento da temperatura em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,19 nov 2018 15:28

​A estimativa da evolução do clima de Cabo Verde nos próximos 20 anos indica uma “provável redução” de precipitação anual, combinada com o “aumento da temperatura” de até 2,5º celsius, disse hoje a representante do PNUD.

Segundo Ana Sofia Graça, que cita a Terceira Comunicação Nacional sobre as Mudanças Climáticas – 2017 no arquipélago, esta situação coloca “uma grande proporção da população rural em risco de segurança alimentar” e com “impacto na economia”.

“Daí que para Cabo Verde a aposta na agricultura e na gestão da água e do ambiente deve continuar a ser planificada com uma forte componente de resiliência e de adaptação às mudanças climática”, precisou Ana Sofia Graça.

A coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas fez estas considerações na conferência temática “Agricultura, água e saneamento”, que decorreu na Cidade da Praia, no quadro da realização, nos dias 11 e 12 de Dezembro, em Paris (França), de uma conferência internacional sob o lema “Construir nova parcerias para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde”.

Para a diplomata, os investimentos necessários para os países se tornarem mais resilientes, face às mudanças climáticas, são “muito elevados”, particularmente para os pequenos estados insulares, dada a relação entre a “dimensão das suas economias” e os “elevados graus de endividamento”.

Na sua perspectiva, esta situação reduz a possibilidade dos governos em investir no desenvolvimento das infra-estruturas e nas medidas de adaptação climática.

Disse, no entanto, que se está a assistir ao aumento dos fundos para a resiliência, assim como ao aumento de desenvolvimento de instrumentos financeiros e novas parcerias, com o sector privado, que são “muito prometedores” para pequenos estados insulares, como Cabo Verde.

“Torna-se assim imprescindível conhecer estas novas oportunidades e imediatamente desenvolver a capacidade técnica para as aceder”, apelou a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,19 nov 2018 15:28

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 nov 2018 12:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.