II Gala “Cabo Verde Sucesso” este sábado em Lisboa

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 dez 2018 11:54

Tito Paris, Lura e Nancy Vieira são alguns dos músicos cabo-verdianos que vão actuar na Gala

Depois da primeira edição, em 2017, nos Estados Unidos, o evento deste ano é dedicado à diáspora cabo-verdiana (que inclui os descendentes) residente na Europa. O objectivo é distinguir "os melhores nas mais diversas áreas" e "reconhecer o mérito da comunidade cabo-verdiana na diáspora", refere o Governo e a Presidência da República em comunicado conjunto.

Ciência e tecnologia, cidadania e educação, cultura, desporto e empreendedorismo são as áreas em que se destacam os homenageados da cerimónia, que conta com as presenças do Presidente da República e do primeiro-ministro cabo-verdianos, Jorge Carlos Fonseca e Ulisses Correia e Silva, respectivamente, entre outras entidades oficiais.

Na categoria Desporto vão ser homenageados Gracelino Barbosa (atleta paralímpico residente em Portugal, campeão do mundo em várias modalidades), Emanuel Bettencourt (veterano karateca residente na Alemanha, penta campeão mundial de "wun hop kuen do") e Luís Tavares (kickboxer nascido na Holanda, considerado o peso pesado nº 10 no mundo pela Combat Press).

Na categoria Ciência e Tecnologia vão ser distinguidos Jailson Brito Querido (investigador na área da biologia molecular, em Cambridge, Reino Unido), Fernando Barbosa Rodrigues (professor de Antropologia Social na Universidade Complutense de Madrid) e Any Keila Pereira (estudante de Engenharia Informática que venceu este ano, no Porto, o prémio “ICSOFT 2018 Best Position Paper Award” com o artigo “Open Source Data Mining Tools Evaluation Using OSSpal Methodology”).

Em Empreendedorismo, os prémios vão para Elisabeth Moreno (presidente da filial francesa da líder mundial de vendas de computadores, Lenovo), Tony Rocha (cabeleireiro residente no Luxemburgo, conhecido por pentear famosos no festival de Cannes, em desfiles de alta-costura em Paris e Nova Iorque) e Daniel do Rosário Lopes (empresário).

Os homenageados em Cidadania e Educação são Annie Lacerda (dirigente da Association CHEDA - Crianças de hoje e de Amanha, em Paris), Natalie Silva (eleita em outubro de 2017 primeira burgomestre lusófona no Luxemburgo, em Larochette) e Elísio Honorato Pinto (presidente da associação Amílcar Cabral, em Castela-Leão, Espanha).

Por fim, na Cultura vão ser distinguidos Alexandre Monteiro (escritor), Ana Rocha Fernandes (realizadora residente na Alemanha) e Maria Auxiliadora Oliveira (activista sócio-cultural).

“O mais importante é que esses cabo-verdianos são os nossos embaixadores e trazem para Cabo Verde mais investimentos, fazem com que o nosso país seja conhecido no mundo”, disse o ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, citado pela Inforpress. O evento é organizado pelo Governo de Cabo Verde.

A gala vai ter lugar este sábado no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 18h (17h em Cabo Verde), com transmissão na RTP África.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 dez 2018 11:54

Editado porJorge Montezinho  em  21 ago 2019 23:22