Segundo um comunicado de imprensa da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, o navio da República Portuguesa esteve atracado no porto de Mindelo no período compreendido entre 29 de Janeiro e 01 de Fevereiro, onde se destacam as acções de treino nas áreas médica, da segurança da navegação, busca e salvamento marítimo, vigilância marítima, limitação de avarias, protecção de um navio no porto e técnicas de abordagem a partir do mar.
Também ao nível da componente anfíbia, avança a mesma fonte, foram conduzidos diversos treinos conjuntos entre as forças de fuzileiros dos dois países, onde se inclui o tiro de combate, salientando que após o treino em terra, a força de fuzileiros portuguesa, em conjunto com 29 fuzileiros nacionais, foram projectados a partir da fragata Álvares Cabral para a praia de S. Pedro, tendo efectuado um raid anfíbio nocturno.
O NRP Álvares Cabral é o segundo navio da classe Vasco da Gama e foi o primeiro a ser concebido nos estaleiros navais da HDW, em Kiel. Foi adicionado ao efetivo dos navios da Marinha no dia 24 de maio de 1991.
De acordo com a nota, a fragata portuguesa encontra-se a navegar nas águas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da República de Cabo Verde, a apoiar a realização de acções de fiscalização marítima levadas a cabo por elementos da Policia Judiciária, Policia Marítima e Inspecção de Pescas de Cabo Verde, para detecção de actividades ilícitas no mar.
A fragata da Marinha portuguesa “Álvares Cabral”, em missão de cooperação no domínio da Defesa com a República de Cabo Verde, tem levado a cabo nos últimos dias diversas acções de treino e cooperação com as Forças Armadas de Cabo Verde.
O NRP Álvares Cabral visita a cidade da Praia de 06 a 08 de Fevereiro, de forma a dar continuidade às acções planeadas de cooperação no domínio da Defesa.
A bordo do navio encontram-se igualmente embarcados fuzileiros e estagiários da Guarda Costeira.