​Marinha brasileira e Guarda Costeira em exercícios militares

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,14 fev 2019 15:27

Comandante de Fragata, Cesar Prudêncio
Comandante de Fragata, Cesar Prudêncio (Rádio Morabeza)

O navio-patrulha oceânico da Marinha brasileira, “Araguari”, está em São Vicente desde ontem, a realizar exercícios com a Guarda Costeira. Ao todo, são cerca de 50 militares e cinco oficiais cabo-verdianos a participar nos exercícios operacionais e de instruções técnicas, voltados para a área de manutenção de sistemas electrónicos, motores e equipamentos eléctricos.

Em declarações à imprensa, a bordo do navio, ancorado no Porto Grande, o comandante de Fragata Cesar Prudêncio elogiou a actuação dos militares cabo-verdianos.

“Tivemos a parte prática no mar, onde o navio-patrulha “Guardião” se saiu muito bem nos exercícios. Hoje e amanhã decorrem as oficinas a bordo, nomeadamente de combate a incêndio, de manutenção de geradores, motores, de electrónica. Está a ser uma grande oportunidade para o pessoal colocar em prática os ensinamentos que vêm aprendendo com a nossa missão naval”, diz.

Entre os exercícios em alto mar destaca-se o combate à pirataria marítima.

O evento militar é mais uma missão que visa reforçar a cooperação com Cabo Verde.

“Estamos já no quinto ano [de cooperação com Cabo Verde] e está cada dia melhor. Há sempre uma rotatividade através do envio sempre de excelentes oficiais e praças para cá para ensinar a Guarda Costeira cabo-verdiana”, afirma.

Amanhã, o “Araguari” estará aberto ao público.

O navio-patrulha oceânico permanecerá atracado no Porto Grande até dia 17 de Fevereiro, quando inicia a sua participação no exercício multinacional “Obangame Express 2019”, na costa oeste do continente africano, juntamente com marinhas e Guardas Costeiras provenientes de África, Europa e América Latina, num total de 29 países.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,14 fev 2019 15:27

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  6 nov 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.