Gilberto Silva fez este anúncio à imprensa, após ter recibo na tarde desta quinta-feira o embaixador do Japão em Cabo Verde, Tatsuo Arai.
O governante disse que foram abordados temas que se relacionam com a cooperação entre os dois países, relembrando que o Japão é um parceiro de desenvolvimento de Cabo Verde desde 1978.
“Nós temos vários projectos de cooperação, seja no domínio da mobilização e distribuição da água, mas também no tocante a ajuda alimentar”, indicou.
O arquipélago vai formular outros projectos no domínio da agricultura, para serem financiados pelo Japão.
“Isto incluirá irrigação, mobilização de mais água, a temática da formação no domínio da segurança alimentar e nutricional, questão da contingentação de animais, para uma melhor situação de gestão dos recursos forrageiros, dentro da nossa agenda de resiliência”, explicou.
Por sua vez, o embaixador do Japão em Cabo Verde, Tatsuo Arai, disse que a visita se centrou na discussão para reforçar a parceria dos dois países, com destaque para a área de agricultura, água, pecuária e outras.
O Japão vai dar continuidade ao processo de desenvolvimento de abastecimento de água, considerando “ser de grande importância para a área agrícola”.