O fim do encontro que começou na terça-feira coincide com a celebração do Dia Mundial da Água. A directora-geral adjunta da FAO, Maria Helena Semedo, espera “que os participantes actuem sob os compromissos assumidos durante o fórum para facilitar a realização da Agenda 2030 e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.”
Para a representante, outros países podem inspirar-se no exemplo de Cabo Verde, que “está a adoptar tecnologias inovadoras de gestão da água para lidar com a seca, que o país está a atravessar.”
Com foco em Cabo Verde, Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e países da África Ocidental, os participantes do fórum discutiram, ao longo dos dias do encontro, a forma como o problema pode ser abordado e transformado em oportunidade para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar e nutricional.
Docente da Uni-CV defende maior uso de água residual com mais controlo de qualidade
A docente da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) Maria dos Anjos Lopes defendeu quinta-feira, durante o Fórum Internacional do WASAG sobre escassez de água na agricultura, o aumento do uso da água residual, sem comprometer a qualidade.
O Quadro Global para a Água na Agricultura foi criado em 2017 pela FAO e reúne mais de 60 parceiros, incluindo governos, agências da ONU, instituições académicas e organizações da sociedade civil e do sector privado de todo o mundo.
Segundo a ONU, todos estes parceiros estão “comprometidos em identificar e implementar respostas concretas para abordar em conjunto a escassez de água na agricultura, num mundo onde as alterações climáticas são uma preocupação.”
Uma das principais metas é apoiar os governos e outras partes na realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Neste momento, o Quadro Global trabalha em seis áreas prioritárias, como água e migração, água e nutrição, agricultura salina e uso sustentável da água na agricultura. Também se dedica à preparação para secas e mecanismos financeiros para a gestão sustentável dos recursos hídricos.
O evento foi organizado no contexto do Quadro Global para a Água na Agricultura (WASAG), com o patrocínio do Governo de Cabo Verde. Colaboram também a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais da Itália e o Serviço Federal de Agricultura da Suíça.