Segundo uma nota do Ministério de Justiça e Trabalho, a DGSPRS rubricou dois Protocolos de Cooperação com as Forças Armadas de Cabo Verde e com a Guarda Municipal da Praia, no quadro da implementação do Projecto “Cores da Liberdade e Cidadania” e do Plano Nacional da Reinserção Social.
“Para a implementação do referido Projecto a DGSPRS irá contar com o apoio das Forças Armadas de Cabo Verde no acompanhamento, supervisão e execução dos trabalhos que irão ser desenvolvidos, pelos reclusos, a favor da comunidade. Por sua vez a Guarda Municipal da Praia irá apoiar na sensibilização na comunidade e no acompanhamento dos trabalhos”, lê-se.
O Projecto “Cores da Liberdade e Cidadania”, criado no quadro do primeiro Plano Nacional da Reinserção Social, visa a pintura de 100 habitações de famílias mais desfavorecidas, com o contributo da mão-de-obra reclusa.
Por outro lado, de acordo com a mesma fonte, os reclusos beneficiarão de um programa de reintegração baseado no trabalho e destinado a desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais, mantendo os reclusos motivados/as e mais confiantes nas possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e no cumprimento do seu dever enquanto cidadão.