Embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde disse que este caso não belisca relações entre Cabo Verde e Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,5 out 2019 11:16

O embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´bála Fernandes, garantiu hoje na Praia, que o caso do cidadão guineense no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, retido no aeroporto da Praia, “não belisca” a relação diplomática entre os dois países, mas pode criar cicatrizes.

Jorge Fernandes, um cidadão guineense, denunciou na quinta-feira, nas redes sociais, que foi detido, por dois dias, no Aeroporto Internacional da Praia, quando fazia uma escala em Cabo Verde para seguir viagem para o Brasil.

O diplomata disse, numa conferência de imprensa que apesar das relações entre Cabo Verde e Guiné-Bissau serem “históricas e consanguíneas”, se casos desses continuarem a acontecer poderá trazer alguns equívocos.

“Este caso não beliscará a relação diplomática, mas se vier acontecer no futuro, tendo em conta vários casos que tem surgido no Aeroporto da Praia, poderá trazer alguns equívocos e cicatrizes que podem levar muito seu tempo a sarar”, advertiu.

M´bála Fernandes defendeu que os governos dos dois países e as respectivas autoridades polícias têm que “sentar-se à mesa” porque, conforme constatou, há alguns aspectos que podem escapar às redes diplomáticas.

O diplomata revelou, contudo, que o relatório apresentado pelo director da Polícia Nacional (PN) no caso do cidadão guineense Jorge Fernandes, “contrabalança” com a versão do denunciante.

“Neste caso, garanto-vos que a Embaixada da Guiné-Bissau e as autoridades cabo-verdianas farão tudo para que não venha a acontecer caso igual e que no futuro possamos assinar um acordo de migração”, assegurou.

Em relação a esse acordo de migração adiantou que tem como base enquadrar o novo projecto migratório no que tange à permanência, circulação e entrada dos cidadãos guineenses em Cabo Verde e dos cabo-verdianos na Guiné-Bissau.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,5 out 2019 11:16

Editado porDulcina Mendes  em  23 jun 2020 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.