Luxemburgo aumenta em 15 M€ programa de cooperação com Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 fev 2020 15:49

O Luxemburgo vai aumentar em 15 milhões de euros o próximo Programa Indicativo de Cooperação (PIC) com Cabo Verde, que passa a ser de 60 milhões de euros e deverá ser assinado até Julho, foi hoje anunciado.

A informação foi avançada à imprensa, na cidade da Praia, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, após uma sessão de trabalho com ministros luxemburgueses, que se encontram de visita a Cabo Verde.

Luís Filipe Tavares lembrou que o actual PIC, que termina este ano, é de 45 milhões de euros, mas que o próximo programa de cooperação com o Luxemburgo, com duração de quatro anos, vai rondar os 60 milhões de euros.

Durante a reunião, os ministros cabo-verdianos e luxemburgueses passaram em revista todos os projectos de cooperação entre os dois países, passando pela água, saneamento, emprego, empregabilidade e luta contra pobreza.

“Começámos também a perspectivar um novo Programa Indicativo de Cooperação, que vai começar agora em 2021 até 2024, é um projecto que está orçado em mais ou menos 60 milhões de euros”, revelou Luís Filipe Tavares.

O ministro afirmou que água e saneamento vão continuar a ser os “eixos estratégicos” da cooperação com o Luxemburgo, bem como a transição energética e ecológica.

A sessão de trabalho contou igualmente com a presença dos ministros cabo-verdianos da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e da Indústria e Energia, Alexandre Monteiro.

“Há um clima de confiança muito grande entre o Luxemburgo e Cabo Verde, nós atingimos um patamar de excelência nas nossas relações e estamos a inaugurar uma nova fase na cooperação entre os nossos dois países”, enfatizou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Luís Filipe Tavares avançou que as duas delegações estão a realizar um exercício de troca de ideias, mas que o objectivo é introduzir novas áreas à cooperação bilateral.

O ministro da Cooperação e Acção Humanitária do Luxemburgo, Franz Fayot, referiu que o quinto PIC vai ser assinado entre Junho e Julho, no Luxemburgo, no âmbito da reunião da comissão mista entre os dois países.

“É muito importante que continuemos os planos e os projectos em curso. O quinto (PIC) está bem adiantado e creio que vamos assinar em Junho ou Julho”, perspectivou o ministro.

As infraestruturas foi outra área da cooperação referida por Franz Fayot, que disse que Cabo Verde é um parceiro tradicional da cooperação luxemburguesa e que a visita serve para reiterar os esforços na ajuda ao país africano.

O governante luxemburguês fez ainda um balanço do programa em vigor, dizendo que é um processo contínuo, mas que de uma forma geral a implementação dos projectos no país é satisfatória, como pôde constatar na ilha de Santo Antão.

Franz Fayot foi o porta voz da delegação luxemburguesa, constituída ainda pelos ministros do Ambiente, Clima e Desenvolvimento Sustentável, Carole Dieschbourg, e do Ordenamento do Território, Claude Turmes.

A comitiva luxemburguesa já visitou as ilhas de Santo Antão e São Vicente e  tem ainda na agenda a vista ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Energética (CERMI) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, na cidade da Praia.

Os ministros serão também recebidos em visitas de cortesia pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 fev 2020 15:49

Editado porSara Almeida  em  13 nov 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.