Esta é a forma conjunta encontrada pela diocese de Santiago de Cabo Verde e diocese do Mindelo, os dois bispados existentes no País, para celebrar aquela que é referenciada como a maior festa dos cristãos – a Páscoa do Senhor.
Em comunicado conjunto, os bispos Dom Arlindo Furtado, da diocese de Santiago, e Dom Ildo Fortes, do Mindelo, explicaram aos fiéis que a pandemia do novo coronavírus exigiu da Congregação para o Culto Divino – Vaticano a elaboração de um decreto com indicações gerais a serem seguidas na organização das celebrações da Semana Santa, do Domingo de Ramos e Domingo de Páscoa.
Deste modo, os bispos de Cabo Verde reafirmam as determinações expressas no comunicado de 19 de Março, nomeadamente a suspensão da celebração comunitária da Eucaristia até ser superada esta situação.
Como a Festa da Páscoa não pode ser transferida, lê-se na nota, determinaram que “as celebrações do Tríduo Pascal decorram sem a participação do povo, nas igrejas catedrais e nas igrejas paroquiais, observando as deliberações das autoridades civis e de saúde no que diz respeito a aglomerações de pessoas”.
As duas dioceses prometem informar os fiéis do horário das celebrações, para que possam se unir na oração a partir das suas casas, assegurando que os meios telemáticos de comunicação ao vivo (não gravados), poderão ser uma ajuda.
Alertam, as duas dioceses, para a importância de se dedicar um tempo adequado à oração, valorizando principalmente a Liturgia das Horas, reafirmado, entretanto, que a Missa Crismal fica adiada para uma data a definir.
“Confiamos a nossa terra e o mundo inteiro ao Senhor do Universo e imploramos a poderosa protecção da Mãe de Deus, sinal de salvação e esperança nesses “ias de emergência de saúde”, subscrevem os bispos.
Na diocese de Santiago, de acordo com a programação, as actividades da Semana Santa 2020 começam esta quinta-feira, 09, às 18h00 com a Missa da Ceia do Senhor, para na Sexta-feira Santa, 10, dar inicio as celebrações às 07h00, com Oficio Divino, seguida da Via Sagra, às 10h00, para terminar o dia, às 16h00, com Celebração da Paixão do Senhor.
No sábado, 11, os fiéis serão contemplados com transmissões online do Oficio Divino, às 07h00, seguida da Vigília Pascal, às 21h00, para no domingo o cardeal Dom Arlindo Furtado presidir a Missa do Domingo de Páscoa da Ressurreição, marcada para as 11h00, sempre na catedral e sem a presença física dos fiéis.
O Tríduo Pascal é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, em memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa, conforme os evangelhos, sendo composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa, o Sábado Santo.