O anúncio foi feito hoje pelo presidente da CMP, Óscar Santos, durante a apresentação pública do Programa STOP COVID Praia.
Nos próximos 15 dias, a edilidade vai ainda distribuir três mil máscaras comunitárias no mercado do Plateau e de Sucupira; proibir a circulação de pessoas sem máscaras no interior dos mercados e feiras e colocar dispensador de álcool gel nos mercados, feiras e arredores de Sucupira.
Além disso, a autarquia pretende fazer a colocação de medidores de temperatura nos seus mercados, feiras e serviços de atendimento e a distribuição de mil máscaras cirúrgicas para as pessoas que não as têm e que circulam na rua pedonal 5 de Julho e rua do Hospital Agostinho Neto.
“As condições sanitárias, a forma como estamos aqui na cidade da Praia, exige uma tomada de posição da CMP sendo a Praia o epicentro da pandemia. Nós achamos por bem planar um conjunto de medidas, sobretudo dirigidas aos bairros. É só andar pelos bairros para ver que enquanto no Plateau, a maior parte das pessoas, cerca de 80% estão a utilizar máscaras e a praticar distanciamento social, isso não acontece nos bairros. Nos bairros várias pessoas não estão a respeitar, há sempre pessoas a jogar a carta, o que facilita a transmissão do vírus”, disse Óscar Santos.
Até o final de Novembro deste ano, a CMP pretende distribuir, gratuitamente, 200 mil máscaras aos munícipes e reduzir assim a transmissão do vírus com essa medida.
O Programa STOP COVID Praia será implementado através de uma estratégia de comunicação que passa distribuição e explicação porta-a-porta, fixação de cartazes com conteúdos sobre a pandemia, além spot televisivo e radiofónico.