EUA investem 1,5 milhões de dólares para salvar empregos em Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas,3 set 2020 16:00

Comunicado da embaixada dos Estados Unidos da América anuncia que investimento em Cabo Verde tem por objectivo ajudar na mitigação da crise económica causada pela pandemia da COVID-19. Além de Cabo Verde também Zimbabwe e Djibouti vão receber incentivos americanos.

"Estes fundos serão concedidos a empresas cabo-verdianas que trabalham em sectores de mão de obra intensiva, predominantemente empregando mulheres e jovens" lê-se no comunicado enviado pela embaixada dos EUA em Cabo Verde e que acrescenta que os fundos "serão investidos com o objectivo de manter empregos e permitir que essas empresas se ajustem às rápidas mudanças no ambiente económico, causadas pela pandemia".

A gestão e a atribuição dos 1,5 milhões de dólares e da ajuda destinada a Cabo Verde será feita através do Hub de Comércio e Investimento da África Ocidental que é uma iniciativa "destinada a gerar novos investimentos privados, criar empregos e aumentar o valor das exportações com ênfase particular na capacitação de mulheres e jovens".

Segundo a embaixada, a 13 de Agosto foi estabelecida "uma parceria com a Cabo Verde TradeInvest para a realização de uma formação virtual destinada ao sector privado cabo-verdiano para promover um melhor conhecimento sobre os benefícios da Lei de Crescimento e Oportunidades para a África (AGOA), outros requisitos para exportar com isenção de impostos para os Estados Unidos e o fundo de co-investimento do Hub para o Comércio".

O comunicado acrescenta ainda que esta assistência económica de 1,5 milhões de dólares vem juntar-se "aos materiais no sector da saúde que a Embaixada dos Estados Unidos na Praia disponibilizou em Junho ao Ministério da Saúde, através dos fundos do Gabinete de Assistência Humanitária do Comando Americano para a África, para apoiar populações vulneráveis e abastecer centros de saúde locais na luta contínua contra a COVID-19. Esta iniciativa tem por base a histórica assistência externa dos EUA a Cabo Verde, totalizando mais de 284 milhões de dólares nos últimos 20 anos, dos quais mais de 61 milhões de dólares foram investidos no domínio da saúde".

Autoria:Expresso das Ilhas,3 set 2020 16:00

Editado porSara Almeida  em  4 set 2020 15:08