“O falecimento do presidente da Câmara de Santa Catarina, José Alves Fernandes, foi um acontecimento que tocou profundamente os santa-catarinenses e os demais cabo-verdianos que tomaram conhecimento das circunstâncias que ditaram esta tragédia”, escreveu Jorge Carlos Fonseca, numa nota de pesar enviada aos órgãos da comunicação social.
Para o mais Alto Magistrado da Nação, Beto Alves foi um político comprometido com o seu país e, especialmente, com o desenvolvimento do concelho que o viu nascer e crescer.
“A sua forma afável de lidar com as pessoas, a tranquilidade e a empatia com que se relacionava com os munícipes, ouvindo os seus anseios, as suas legítimas reivindicações, oferecendo sempre palavras de confiança direccionadas para soluções, e a visão do que queria para a sua Santa Catarina, projectam nele a imagem de um político competente e genuinamente congregador, de uma pessoa serena, respeitada e admirada”, notou.
Nesta hora de dor, o Presidente da República endereçou aos familiares, amigos, aos santa-catarinenses e a todos que tiveram a oportunidade de o conhecer e de com ele conviver, as mais sentidas condolências, “pela perda de um bom filho, de um político engajado e cidadão exemplar”.
O funeral de José Alves Fernandes está marcado para este domingo, na Cidade da Assomada. As cerimónias fúnebres têm início às 10:30, com missa de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, seguindo-se a cerimónia de homenagem na Praça Central, que contará com uma intervenção da actual presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro.