Riscos de segurança levam Governo a mudar PJ de instalações em São Vicente

PorExpresso das Ilhas, Lusa,26 fev 2021 9:06

O Governo pretende mudar a Polícia Judiciária (PJ) de instalações em São Vicente alegando que o actual espaço, na zona nobre da cidade do Mindelo, apresenta riscos de segurança.

Segundo uma resolução de 25 de Fevereiro do Conselho de Ministros, consultada hoje pela Lusa, para garantir essa intenção foi aprovada uma permuta de terrenos com a estatal Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH), com quase 6.000 metros quadrados de uma área urbanizada, avaliado em mais de 62,5 milhões de escudos.

No documento, o Governo reconhece que o Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) da Polícia Judiciária funciona num edifício da avenida marginal daquela cidade da ilha de São Vicente junto a hotéis, bares e restaurantes, “pondo em causa a segurança das instalações, dos funcionários e dos seus utentes”.

“Ademais, dadas as suas especificidades, a Polícia Judiciária deve ser instalada em um local mais adequado, principalmente do ponto de vista de segurança e estratégico para melhor prevenção da criminalidade. De igual modo, a crescente necessidade de recrutamento de novos funcionários motivado pela necessidade de melhor prevenir e combater a criminalidade faz com que as actuais instalações sejam consideradas como inapropriadas ao funcionamento do DICM”, lê-se na resolução.

O negócio aprovado pelo Governo implica a permuta pelo terreno do IFH onde serão construídas as novas instalações da PJ em Chã da Marinha, São Vicente, com o Estado a ceder à imobiliária uma área de quase 55 mil metros quadrados por urbanizar em Sal Rei, ilha da Boa Vista.

O Governo afirma que neste processo, a aquisição do terreno “por meios monetários não se justifica” por ser “dispendioso” e “reduzir a disponibilidade de recursos que podem ser canalizados para outros sectores com maior carência devido à situação de crise actual”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,26 fev 2021 9:06

Editado porAndre Amaral  em  27 fev 2021 5:35

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.