Processo da detenção do avião da CVA na ilha do Sal é “irreversível” - Primeiro-ministro

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,29 jun 2021 15:34

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que o processo da detenção do avião da Cabo Verde Airlines (CVA) na ilha do Sal é “irreversível”.

Ulisses Correia e Silva fez essa afirmação hoje, à imprensa, na cidade da Praia, à margem da sua participação no V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021).

“A proposta agora é negociar a saída [da Loftleidir], porque há questões relacionadas com indemnização, mas o processo é irreversível. O Governo já aprovou o decreto-lei, vai para a presidência para promulgação e o mais breve possível será publicado”, explicou.

O Chefe do Estado esclareceu que não se trata de um arresto, mas de uma providência cautelar para garantir que o avião não saia do país antes da conclusão do processo de privatização.

“Nós estamos no processo de privatização, o diploma já foi aprovado e a partir daí o Governo indicará um novo conselho de administração que tomará conta da gestão da empresa”, precisou.

De lembrar que no início desta semana, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou a decisão do Governo de reverter a privatização dos 51% do capital da Cabo Verde Airlines que está na posse da Loftleidir Icelandic, com o argumento de que o parceiro estratégico não está a cumprir com as suas responsabilidades.

Na sexta-feira, 25, a ministra da presidência do Conselho de Ministros confirmou que o Governo pediu o arresto do único avião da companhia para servir como garantia para pagar as dívidas da companhia junto de credores e fornecedores.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,29 jun 2021 15:34

Editado porSara Almeida  em  12 abr 2022 23:20