Cabo Verde recebe mais 100 mil doses de vacinas da Moderna doados pelos EUA

PorSheilla Ribeiro,3 out 2021 11:10

Cabo Verde vai recebeu ontem, dos EUA, 100 mil doses de vacinas da Moderna contra a COVID-19, no âmbito da Covax.

A chegada das vacinas aconteceu durante a noite deste domingo, a bordo de um voo da TAP.

Segundo um comunicado do governo, para receber esta doação dos Estados Unidos, estiveram presentes no Aeroporto Internacional da Praia Nelson Mandela, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares e a encarregada de negógiocs  da embaixada dos EUA em Cabo Verde, Amanda Porter.

A vacina Moderna mostrou ser muito eficaz no controlo da COVID-19, sendo necessária a aplicação de duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

De acordo com os dados da Direcção Nacional da Saúde, até o momento Cabo Verde já recebeu 615. 050 doses de vacinas.

"Esta doação é mais um exemplo do reforço da parceria com os Estados Unidos da América, que estão empenhados na resposta global à pandemia da covid-19, acelerando a distribuição de vacinas que cumpram normas rigorosas de segurança e eficácia", acrescenta.

Os Estados Unidos tornam-se assim no oitavo país a oferecer vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde, depois de Portugal, França (também no âmbito da Covax), Hungria, Luxemburgo, China, Países Baixos e Eslovénia.

Segundo o ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, até sexta-feira o país tinha uma taxa de cobertura com a primeira dose de vacina contra a covid-19 de 77,7% e quer chegar a 85% até final deste mês.

Até 26 de Setembro, Cabo Verde tinha utilizado 415 535 (67,6%) doses das vacinas recebidas, uma quantidade que dá para vacinar 307.525 pessoas maiores de 18 anos, de acordo com dados da Direcção Nacional de Saúde.

Até sábado, o país tinha registado 37.635 casos positivos acumulados, dos quais 340 resultaram em óbito, 36.764 os casos considerados recuperados e tinha ainda 507 casos activos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,3 out 2021 11:10

Editado porAndre Amaral  em  7 jul 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.