Autarquia da Praia demarca-se de envenenamento de cães e gatos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 dez 2021 10:15

A Câmara Municipal da Praia demarcou-se esta terça-feira do envenenamento de cães e gatos, e colocados na via pública, denunciado pelo Movimento Civil das Comunidades Responsáveis (MCCR), e classifica o procedimento de “desumano, indigno e incivilizado”.

“A Câmara Municipal da Praia (CMP) demarca-se, totalmente, destes procedimentos capazes de colocar em causa a saúde pública”, garantiu a autarquia, em nota de imprensa, na sequência de denúncia do MCCR de que uma grande quantidade de cães e gatos morreram por envenenamento e foram colocados em espaços públicos na cidade da Praia por desconhecidos.

O mesmo movimento civil avançou que questionou a Câmara Municipal da Praia sobre o sucedido, mas esta respondeu que não tem responsabilidades, explicando que não está nos seus planos e nem seria uma metodologia aceite por parte da entidade.

Numa nota, a autarquia da capital demarcou-se do procedimento, classificando-o de “desumano, indigno, incivilizado e hediondo”.

Assumindo uma posição de defesa dos direitos dos animais e de adopção de métodos adequados e aceitáveis de gestão da população de cães e gatos, a autarquia, liderada por Francisco Carvalho, lembrou que em Abril assinou um protocolo com a “Aliança para a Gestão Ética da População Canina e Felina” da cidade, instituição que zela pela proteção dos animais.

“Por outro lado, a CMP sempre esteve também engajada na organização de actividades em prol da melhor gestão da população canina no município”, acrescentou.

A maior autarquia do país referiu que estabeleceu parcerias com a Associação Bons Amigos, que se traduziram na realização da primeira campanha de castração e desparasitação em setembro e outubro.

A autarquia da Praia disse que também apresentou uma queixa à Polícia Judiciária (PJ), para condenar tais atitudes e comportamentos.

O movimento civil cabo-verdiano suspeita que o veneno está a ser obtido por cidadãos de forma ilegal e depois é colocado em espaços públicos e alguns bairros, colocando a saúde pública em perigo, assim como vida dos animais.

Associações de defesa dos animais estimam a existência de cerca de 20 mil cães de rua e nas ruas da cidade da Praia, representando um problema, devido ao barulho, sobretudo à noite, por vasculharem contentores de lixo, atacarem pessoas e enfrentarem riscos de doenças, atropelamento e maus tratos.

Em Maio, o movimento civil pediu aos restantes municípios cabo-verdianos para se juntarem aos nove já existentes na Aliança Nacional para a Gestão Ética da População Canina e Felina.

Em Março, lançou uma petição para recolher pelo menos 3.000 assinaturas em 11 concelhos para levar uma iniciativa ao parlamento para aprovação de uma lei sobre a protecção dos animais.

O MCCR é movimento da sociedade civil que tem levado a cabo um conjunto de acções para apoiar a gestão ética e sustentável da população canina e tem sido uma voz activa e interventiva para o bem-estar animal e contra os maus tratos de animais no país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 dez 2021 10:15

Editado porSara Almeida  em  8 set 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.