Dia da Liberdade e Democracia celebrado só com sessão solene especial

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,12 jan 2022 16:54

A Assembleia Nacional realiza esta quinta-feira a habitual sessão solene especial para assinalar o Dia da Liberdade e Democracia, celebrado, este ano, com restrições e suspensão das actividades devido à situação de contingência vigente no país.

O Dia da Liberdade e Democracia, que é um feriado nacional, celebra-se anualmente a 13 de Janeiro com sessão solene e várias actividades políticas, culturais e desportivas em diferentes pontos do país.

Desde 2017 que o parlamento cabo-verdiano celebra a data com uma sessão solene especial, para reconhecer e dignificar uma das datas mais significativas para o país, a par do Dia da Independência, celebrado a 05 de Julho.

Este ano devido à situação de contingência causada pela COVID-19, o Governo anunciou a suspensão da habitual Corrida da Liberdade promovida pela Câmara Municipal da Praia para assinalar a efeméride.

Entretanto a sessão solene especial realizada pela Assembleia Nacional mantém-se e está previsto, esta quinta-feira, 13, um conjunto de intervenções na referida cerimónia que será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves.

A sessão solene contará com os discursos dos líderes dos três partidos políticos com representação parlamentar, do presidente da Assembleia Nacional e a entoação do hino nacional a ser feita pela banda militar.

A cerimónia contará com a presença do primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, os membros do Governo, os deputados nacionais, o corpo diplomático em Cabo Verde e representantes das organizações internacionais, as altas entidades e autoridades civis, militares e religiosas e entre outros.

O 13 de Janeiro é a data em que, pela primeira vez, em 1991, os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 15 anos em regime de partido único.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,12 jan 2022 16:54

Editado porAndre Amaral  em  13 jan 2022 14:19