Governo reduz carga fiscal sobre o leite e mantém preços dos cereais

PorExpresso das Ilhas,25 mar 2022 14:38

Medidas de mitigação da subida dos preços de bens alimentares de primeira necessidade foram decididas hoje em Conselho de Ministros.

Gilberto Silva, ministro da Agricultura, anunciou hoje eque o governo decidiu, em reunião do Conselho de Ministros, reduzir a carga fiscal sobre o leite por forma a “que os preços possam baixar em relação aos níveis actuais”.

O ministro da Agricultura referiu igualmente que, através da intervenção decidida pelo governo, os preços em vigor do milho, trigo e óleos alimentares, serão mantidos, durante os próximos três meses, “através de compensação financeira”, tendo como base o preço médio das últimas importações pelo país.

“Trata-se de uma medida válida por três meses, mas que poderá ser renovada por iguais e sucessivos períodos, se a conjuntura internacional assim justificar”, anunciou ainda.

Gilberto Silva explicou que as medidas para mitigação da escalada de preços no sector alimentar visam assegurar o acesso aos alimentos, “para que não haja ruptura nos produtos alimentares de primeira necessidade”, como é o caso do milho, trigo, arroz, açúcar, feijão, leite e óleo alimentar.

“É fundamental travar a escalada de preços (…) Se os preços subirem demais, terá de haver, face ao rendimento das famílias, a redução do cabaz de compras, o que também contribuirá negativamente para a segurança alimentar no país”, alertou.

Esta intervenção de mitigação por parte do Governo tem como objectivo garantir a “continuidade da actividade pecuária em condições de rendimento”, tendo em conta a importância que representa “pela disponibilidade de alimentos e rendimentos para a famílias”.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 mar 2022 14:38

Editado porAndre Amaral  em  26 mar 2022 11:15