PJ apreende grande quantidade de droga em operação no alto mar

PorSheilla Ribeiro,6 abr 2022 15:07

A Polícia Judiciária apreendeu uma grande quantidade de droga na sequência de uma mega operação de Tráfico Internacional de Droga denominada Alcatraz.

Segundo uma nota oficial, a mega operação realizada em alto mar resultou na detenção de sete indivíduos de nacionalidade estrangeira e resultou na apreensão de uma grande quantidade de droga.

Em conferência de imprensa, o director Nacional Da Policia Judiciária, Ricardo Gonçalves,revelou que se tratou de uma operação conjunta com as Forças Armadas (Guarda Costeira), coordenada através do Centro de Análise e Operações Maritimas- Narcóticos (MAOC-N) e que contou ainda com a colaboração da Polícia Federal do Brasil, da Drug Enforcement Administration, da Marinha dos EUA e da National Crime Agency do Reino Unido.

A operação teve início, no passado dia 1 de Abril do corrente ano, após suspeita de tráfico internacional de estupefacientes, tendo a PJ abordado, em alto mar, e apreendido uma embarcação de pesca oriunda do Brasil.

Assim, conforme informou, sob a jurisdição de Cabo Verde, as autoridades policiais dos EUA e nacionais embarcaram e inspecionaram a embarcação, tendo aprendido 5.668 kg de cocaina.

Foram ainda detidos sete indivíduos, sendo cinco de nacionalidade brasileira e dois de nacionalidade montenegrina.

Segundo a PJ a operação contou ainda com o envolvimento do Ministério Público, apoio e cooperação da Policia Nacional e das Forças Armadas de Cabo verde.

image

image

Recorde-se que em Janeiro de 2019, 12 cidadãos de nacionalidade russa foram detidos a bordo de um navio no Porto da Praia com 9.570 quilogramas de cocaína em "elevado grau de pureza", incinerada pelas autoridades dias depois.

O cargueiro "ESER", que deu nome à operação, transportava a droga, oriundo da América do Sul, e tinha como destino a cidade de Tânger, no norte de Marrocos, segundo a Polícia Judiciária cabo-verdiana.

O barco fez uma escala no Porto da Praia para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte a bordo de um dos tripulantes, mas a PJ já tinha informações que se tratava de uma embarcação suspeita.

A operação foi desenvolvida na sequência de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics), com sede em Lisboa.

Em actualização

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 abr 2022 15:07

Editado porAndre Amaral  em  7 abr 2022 11:12

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.