Ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece trabalho realizado para promoção da língua portuguesa

PorInforpress, Expresso das Ilhas,5 mai 2022 12:00

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional reconheceu hoje o trabalho desenvolvido pelos diferentes instrumentos jurídicos que estruturam a CPLP em prol da promoção da língua portuguesa.

Rui Figueiredo Soares fez esta constatação numa mensagem por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa, Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se celebra hoje, 05 de Maio.

“Hoje, diferentes instrumentos jurídicos que estruturam a CPLP assumem o objectivo de promover a língua, tornando-a uma instância privilegiada de produção do conhecimento e veículo de eleição para a difusão do conhecimento produzido, trazendo uma inestimável contribuição à realização de um dos principais objectivos da nossa Comunidade, qual seja o de aproximar os nossos povos pela via da promoção do conhecimento em língua portuguesa, nosso especial património comum”, indicou.

Para alcançar esses objectivos, asseverou Rui Figueiredo Soares, os Estados-membros vêm procurando caminhos adequados, de onde a oportunidade e a assertividade de comemorar esta data com programas que preservem a cultura comum, medrada nestes mais de cinco séculos de convivência histórica.

“É nesta língua comum, nas suas diferentes falas e sotaques que nos entendemos na Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, constituída pelos nossos nove países, Na América, Na Europa, em África e na Ásia, e que torna a CPLP um espaço onde nos sentimos em casa, onde as nossas histórias se cruzam e o nosso futuro se entrelaçam”, salientou o governante.

Por isso, Rui Figueiredo Soares instou a CPLP, a continuar a empenhar, “com determinação e criatividade”, para que se possa concretizar a ambição dos seus povos em ver criada “uma verdadeira comunidade de povos e de cidadãos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional aproveitou ainda a ocasião para desejar a todos os “países irmãos”, membros desta comunidade, renovados votos de sucessos nos esforços consentidos e na criação de condições que permitam uma maior qualidade de vida para todas as populações e os demais utilizadores da língua portuguesa.

A data de 05 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela CPLP, como sendo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Em Novembro de 2019, na 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi proclamado o 05 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.

Este dia celebra a projecção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 265 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

É também um dos idiomas oficiais de Macau. Existem importantes comunidades falantes do português na América do Norte. As Nações Unidas estimam que, em 2050, 387 milhões de pessoas falem

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress, Expresso das Ilhas,5 mai 2022 12:00

Editado porAndre Amaral  em  6 mai 2022 11:30

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.