Presidência da República promove Colóquio sobre Oceanos em São Vicente

PorDulcina Mendes,3 jun 2022 17:00

​A Presidência da República promove, nos dias 7 e 8 deste mês, em São Vicente, um Colóquio sobre “Os Oceanos”, sob o lema “Proteger os Oceanos, Preservar a Vida”.

A abertura do evento acontece na Universidade do Mindelo, num acto que será presidido pelo Chefe de Estado, José Maria Neves. O primeiro dia será encerrado pelo Ministro do Mar, Abraão Vicente.

Segundo uma nota enviada, com esta iniciativa, o Palácio do Plateau associa-se à “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável - 2021 a 2030”, declarada pela Organização das Nações Unidas com o objectivo de colocar o Oceano na agenda global e promover um quadro comum que garanta a execução de acções concertadas, na linha da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Década dos Oceanos, que decorre sob o lema global “A ciência que precisamos para o oceano que queremos”, pretende, sobretudo, sensibilizar os actores públicos, privados, organizações internacionais e a sociedade civil sobre este importante recurso natural, mobilizando e congregando todos os esforços para a sua saúde e sustentabilidade.

A mesma fonte explicou que associando-se à iniciativa, o Chefe de Estado subscreve, assim, os desafios subjacentes às acções da Década dos Oceanos como o caminho para colocar o assunto na agenda do País, constituído 99% por mar, de modo a se consciencializar a sociedade civil e os demais actores, particularmente sobre as oportunidades e os desafios do nosso oceano.

Sobre o Colóquio do Mindelo, conforme o mesmo documento abarcará um ciclo de quatro conferências temáticas, enquadradas nos 10 desafios da Década do Oceano, exposições sobre as boas práticas na preservação da biodiversidade marinha e costeira, workshops sobre técnicas de reutilização do lixo marinho e Sessão de filmes relacionados com os oceanos.

No segundo dia será preenchido com uma grande campanha nacional de limpeza na Orla Marítima, com incidência nas praias de mar, que estará a ser coordenada em todo país pela Cruz Vermelha de Cabo Verde e pela UNICV em São Vicente, entre outros parceiros.

“O Colóquio sobre os Oceanos” conta, assim, com a colaboração e participação de instituições de Ensino Superior e investigação, ONG’s ambientais nacionais ligadas ao mar e a Comissão Ad hoc da Sociedade Civil para a Década do Oceano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,3 jun 2022 17:00

Editado porAndre Amaral  em  19 fev 2023 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.