​Cabo Verde precisará sempre da ajuda de Portugal

PorExpresso das Ilhas,29 jul 2022 10:56

O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje que o arquipélago "precisará sempre da ajuda de Portugal", destacando que tem sido "um parceiro extraordinário" na ajuda que deu ao país africano.

"Cabo Verde precisará sempre da ajuda de Portugal e Portugal tem sido um parceiro extraordinário de Cabo Verde", disse José Maria Neves, num painel partilhado com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que encerra o Fórum Eurafrica, que termina hoje em Carcavelos, nos arredores de Lisboa.

"O nível de relacionamento que existe é excelente e nos períodos de seca temos tido enorme apoio de Portugal, agora durante a pandemia e desde o primeiro momento, primeiro no apoio aos testes, contámos com forte apoio na campanha de vacinação", exemplificou.

O chefe de Estado destacou ainda o apoio no programa de recuperação económica. "Conseguimos rapidamente negociar a questão da dívida para reescalonar os pagamentos e aliviar o serviço da dívida, e agora estamos a discutir questões mais elevadas e sensíveis em termos de gestão deste período de transição", disse.

José Maria Neves assumiu que Cabo Verde vive um momento "extremamente difícil", lembrando os sucessivos anos de seca, a pandemia e os condicionalismos regionais que afetam o arquipélago.

"Em termos institucionais, as coisas funcionam, há boas condições de governabilidade e políticas, mas do ponto de vista social e económico a situação é extremamente difícil por causa dos sucessivos anos de seca, por causa da pandemia, e também por causa da instabilidade a nível internacional, particularmente por causa da guerra na Ucrânia", disse o chefe de Estado.

"Estamos num contexto difícil na África Ocidental, onde temos a pirataria marítima, há instabilidade política nalguns países, há terrorismo no corredor do Sahel, o contexto é muito difícil e a seca e a pandemia trouxeram devastação económica ao país, em 2020 perdemos 15% do PIB, o desemprego subiu, as desigualdades também e a pobreza e é neste contexto difícil que muitas vezes procuramos respostas simplistas", alertou.

Cabo Verde precisa de 80 milhões de euros, que procurará "com diferentes parcerias, com o Banco Africano de Desenvolvimento, com o Banco Mundial e do Banco Europeu de Investimentos, para discutir um conjunto de investimentos privados na transição energética e com os diferentes países, designadamente Portugal", acrescentou o chefe de Estado.

José Maria Neves lembrou a ideia de transformar a dívida em investimentos em energias renováveis, na área da transição energética e na economia azul, salientando o objetivo de passar de 25% de energias renováveis para 50% de penetração em 2030.

"A solução agora é acelerar o ritmo de penetração das renováveis e reduzir a dependência fóssil e abrir para aproveitarmos o mar de oportunidade que há no mar cabo-verdiano e podermos assim garantir a diversificação da economia no quadro da estratégia do governo, que é ter um centro internacional de prestação de serviços", salientou o Presidente.

O chefe de Estado reconheceu que "como o país não tem recursos naturais tradicionais, está a ser feito tudo para aumentar substancialmente a penetração de renováveis".

"Felizmente temos vento, sol e mar", concluiu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,29 jul 2022 10:56

Editado porAndre Amaral  em  18 abr 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.