Maio recebe viagem experimental do navio Liberdadi

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 set 2022 15:56

​O navio Liberdade efectuou na tarde de sábado, uma viagem experimental para testar as condições técnicas da nova rampa roll on roll off do porto do Maio. A inauguração das obras de expansão e modernização do porto está marcada para o próximo dia 7 de Setembro.

Segundo o comandante do navio Liberdadi, José Mariano, a viagem, cujo objectivo era fazer um teste ao porto que passa a partir deste momento a contar com duas rampas, correu “tranquilamente”.

“Os riscos já foram todos avaliados, por isso esperamos que no dia 07 o mar esteja bom para que tudo decorra dentro da normalidade”, sublinhou, acrescentando que durante a atracação depararam com alguma vaga dentro do porto, mas admitiu ser algo que já estavam a contar numa operação do tipo.

Quanto às obras do porto do Maio, José Mariano advogou que “é boa, as defesas são boas e existe uma boa plataforma, agora é só trabalhar”.

Entre os trabalhos realizados no Porto Inglês, destaca-se a reabilitação da ponte cais, construção de um quebra-mar, expansão da plataforma logística, construção de duas rampas de betão roll-on roll-off e instalação de uma rampa metálica ajustável às necessidades dos navios de pequeno porte.

O investimento realizado pelo Governo de Cabo Verde  contou com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, em 50%, e a outra metade do Estado de Cabo Verde, num total aproximado de 15 milhões de euros. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 set 2022 15:56

Editado pormaria Fortes  em  25 mai 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.