Diabetes com prevalência de 3,7% em Cabo Verde

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,16 nov 2022 11:25

Coordenadora Programa Prevenção e Controlo da Diabetes Mellitus,  Emília Castro Monteiro
Coordenadora Programa Prevenção e Controlo da Diabetes Mellitus, Emília Castro Monteiro Rádio Morabeza

A taxa de prevalência da diabetes em Cabo Verde está em 3,7%, percentagem abaixo da média mundial. Dado avançado hoje pela coordenadora do Programa de Prevenção e Controlo da Diabetes Mellitus.

Emília Monteiro falava aos jornalistas à margem do workshop sobre “Prevenção e controlo de diabetes, longevidade e qualidade de vida: sacrifícios”, realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

“Não quer dizer que nos deixamo de preocupar já que temos praticamente todos os factores de risco presentes. Falo da nossa alimentação, da obesidade e sobrepeso que temos em Cabo Verde, do sedentarismo que temos. Então, esta taxa de 3, 7%, sim, é preocupante. Estamos a tentar trabalhar com esses factores para diminuir e não aumentar para a média mundial”, explica.

Emília Monteiro diz que o controle da diabetes depende da consciencialização das pessoas em relação a uma patologia crónica que obriga a mudar hábitos e estilos de vida.

"Há uma equipa multidisciplinar, estou a falar do endocrinologista, do internista, que estão nos hospitais e que acabam por tentar, de uma forma mais específica, orientar e consciencializar esses doentes: se não prevenirem, se não se tratarem de forma correcta, podem chegar a complicações e acabam por perder a qualidade de vida. Amputações, cegueira e neuropatia, que é a parte que mais diminui qualidade de vida a esses doentes", avança.

No decorrer do workshop sobre “prevenção e controlo de diabetes, longevidade e qualidade de vida: sacrifícios” serão debatidos temas como "hábitos e estilos de vida saudável na prevenção e controlo da diabetes", "compreender a diabetes: uma forma de gestão e auto-monitoramento da doença" e "diabetes: a farmacoterapiana e prevenção das complicações".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,16 nov 2022 11:25

Editado porSara Almeida  em  17 nov 2022 9:26

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.