Cabo Verde reconhecido como líder regional em governação digital

PorSheilla Ribeiro,18 nov 2022 11:58

1

Cabo Verde progrediu para o “Grupo A” ”, integrado por países líderes em governação digital, com um desempenho “muito elevado”, segundo os dados do estudo GovTech Maturity Index (GTMI) de 2022, produzidos pelo Banco Mundial (BM). O país é reconhecido pelo Banco Mundial como líder regional em governação digital.

A informação foi hoje divulgada pelo Governo, na sua página oficial do Facebook.

Segundo a mesma fonte, o país teve um dos maiores avanços a nível global, subindo 62 posições em relação ao índice divulgado em 2021, passando para a 38º posição a nível mundial, a 4ª posição a nível do continente Africano, e para a 1ª ao nível regional – África Ocidental.

“Os resultados, divulgados, esta quarta-feira, 16 de Novembro, colocam o arquipélago cabo-verdiano, que se encontrava classificado no grupo de países com “elevada” maturidade em governação digital, em posição de destaque, em todas as subcomponentes, porquanto progrediu para o grupo de maturidade “muito elevada”, lê-se.

De acordo com os dados da GovTech Maturity Index, Cabo Verde alcançou uma alta pontuação de maturidade ao nível do índice geral – 0.822, que é mensurada numa escala de 0 a 1, permitindo o país integrar o grupo dos países líderes e inovadores a nível global.

Cabo Verde conseguiu um progresso significativo das subcomponentes do índice que mensuram 4 áreas principais, tais como o índice de disponibilidade de sistemas de governação eletrónica centrais (tecnologia cloud, interoperabilidade e plataformas); índice de prestação de serviços públicos; índice de Engajamento dos cidadãos no espaço digital e índice de habilitadores para transformação digital do Estado.

De referir que Cabo Verde se mantém no grupo “elevado” do Índice de Desenvolvimento de Governação Eletrónica, estando, neste momento, na 2ª posição na sub-região ocidental africana, na 8ª em África, e 17ª posição entre pequenos estados insulares em desenvolvimento, num total de 37.

O GovTech Maturity Index (GTMI) de 2022 é produzido pelo Banco Mundial para analisar o processo de transformação digital do serviço público em 198 economias globais.

Conforme o governo, o país marcará presença no evento oficial de apresentação dos resultados dos países da África Ocidental e Central no Índice de Maturidade do GovTech, no próximo dia 22 de Novembro, através da participação do Diretor Nacional da Modernização do Estado (DNME), João Cruz.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,18 nov 2022 11:58

Editado porSara Almeida  em  20 nov 2022 7:49

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.