Cabo Verde com índice de cobertura de saúde à volta de 69% – DNS

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,12 dez 2022 15:23

​O director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, indicou hoje, em declarações à imprensa, na Cidade da Praia, que Cabo Verde tem um índice de cobertura de Saúde à volta de 69 por cento (%).

Trata-se de uma taxa que coloca Cabo Verde abaixo de países como a Argélia, a Líbia e as Seicheles mas muito bem posicionado a nível do continente africano.

Em declarações à imprensa para falar sobre a cobertura universal da Saúde, no dia em que se assinala a data a nível mundial sob o lema “Construir o mundo que queremos: um futuro saudável para todos”, Jorge Noel Barreto reconheceu que “a indicação da OMS é que os países consigam 100%”, mas explicou que é preciso esforços para atingir essa escala.

“Nós estamos em 69%, falta um caminho a percorrer, mas temos de ter a noção do que queremos de acordo com o perfil epidemiológico do país, que já existe”, disse.

Jorge Barreto disse que o caminho está sendo traçado e assegura que existem instrumentos para tal, nomeadamente o programa do Governo, o programa dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário como ferramentas de trabalho para cuja implementação faltam apenas recursos suficientes disponíveis para lá chegar.

“Em relação à cobertura para a Saúde, o Governo tem espelhado no seu programa para esta legislatura várias iniciativas e estratégias que irão culminar na melhoria da prestação de cuidados e capacidade de resposta”, acrescentou, frisando que estas medidas irão ajudar o País a melhorar o seu índice da cobertura universal da Saúde.

Avançou ainda que a revisão, no ano passado, do diploma sobre as taxas moderadoras tem permitido mais acesso às pessoas que não têm condições, assim como a abertura de centros de saúde, disponibilização de mais serviços, melhoria de condições em termos de diálise para permitir o acesso de pessoas aos cuidados de Saúde.

“Isso demonstra o esforço que o país tem feito no sentido de permitir que as populações tenham acesso aos cuidados de Saúde sem que isso venha a constituir mais um peso nas suas finanças”, ressaltou.

Segundo disse, Cabo Verde é, na sub-região, o País com melhor índice de cobertura de Saúde e, a nível do continente africano, é o quinto com índice mais alto.

Em 2019 Cabo Verde, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi atribuído um índice 62 em matéria de cobertura universal em Saúde.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,12 dez 2022 15:23

Editado porSara Almeida  em  3 set 2023 23:30

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.