São Nicolau: Autoridades sanitárias apreendem dezenas de “peixe-sapo” na cidade do Tarrafal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 dez 2022 7:28

As autoridades sanitárias do município do Tarrafal, São Nicolau, apreenderam esta quinta-feira algumas dezenas do peixe do género Lagocephalus, mais conhecido por “peixe-sapo”, uma espécie proibida ao consumo humano, por ser “tóxica e venenosa”, e cuja comercialização é proibida em Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, a bióloga Heidy Medina avançou que a apreensão foi feita numa embarcação de pesca de rede no cais do Tarrafal depois de se terem sido accionadas as autoridades.

Segundo a mesma, não se sabe “a quantidade exacta que foi capturada”, uma vez que quando as autoridades chegaram ao local algumas pessoas já tinham levado alguma quantidade do pescado para casa.

“Por isso alertamos a população que o peixe tem uma toxina venenosa pelo que não aconselhamos o seu consumo e nem o seu manuseio e para que quem o tenha em casa o descarte”, alertou.

A mesma fonte avançou ainda que alguns peixes desta espécie deram à costa, principalmente na praia conhecida como Praianha, pelo “as autoridades estão no terreno” a constatar se também chegaram a outras praias do município, e de forma a fazer a sua recolha, evitando riscos para a saúde.

A bióloga lembrou ainda que, além de perigoso se consumida pelos humanos, o “peixe-sapo” em grande quantidade numa área pode causar danos à fauna local.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 dez 2022 7:28

Editado porSara Almeida  em  14 set 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.