Cabo Verde quer visita do Papa no decénio jubilar dos 500 anos da Diocese de Santiago

PorExpresso das Ilhas, Lusa,29 jan 2023 18:36

Este domingo marcou o arranque dos 10 anos para a celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago
Este domingo marcou o arranque dos 10 anos para a celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, mostrou vontade de ter o Papa Francisco no país.

“Seria extraordinariamente importante se nas comemorações do Jubileu, o Papa Francisco pudesse visitar Cabo Verde. Na verdade, esta é a diocese primária da África, mas temos que conjugar esforços, nós, as duas dioceses, particularmente a de Santiago”, disse o chefe de Estado, em declarações à imprensa à margem de uma missa, na Cidade Velha, que marcou o arranque dos 10 anos para a celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago, em 2033.

José Maria Neves disse que o convite ao Santo Padre para visitar Cabo Verde já tinha sido feito, enquanto foi primeiro-ministro e pelo anterior Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esperando que aconteça durante os próximos 10 anos.

“Agora, no quadro das comemorações dos 500 anos, é renovar o convite, em estreita colaboração com a Igreja para ver se é possível. Não será fácil trazer o Papa a Cabo Verde para estas comemorações”, sublinhou o mais alto magistrado da Nação cabo-verdiana.

Em Junho de 2021, a Igreja Católica de Cabo Verde anunciou, com 10 anos de antecedência, as comemorações dos 500 anos da Diocese de Santiago, erigida em 31 de janeiro de 1533 pela bula ‘Pró Excellenti Praeeminentia’, do Papa Clemente VII.

A Igreja Católica é ainda mais antiga, mas a Diocese de Santiago foi criada em 1533, estabeleceu a sua sede na cidade da Ribeira Grande, cresceu e acompanhou toda a história de Cabo Verde, segundo o também bispo que lidera a diocese.

Além das quatro ilhas que actualmente fazem parte da Diocese de Santiago (Maio, Santiago, Fogo e Brava), Arlindo Furtado garantiu que as actividades vão envolver todo o país, que era uma só diocese até à criação, em 2003, da do Mindelo, que integra as ilhas de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boa Vista.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,29 jan 2023 18:36

Editado porJorge Montezinho  em  19 out 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.