De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), o suposto autor do incêndio de grande proporção, é um indivíduo de sexo masculino da comunidade de Serra Malagueta, que neste momento se encontra detido na esquadra Policial de Santa Catarina.
Segundo o MAA, o fogo que começou na zona de “Xinta Garça”, Serra Malagueta, alastrou-se na direção Nordeste (direção Tarrafal-Santa Catarina) para as zonas de Curral de Asno, Locotano, Pedra Cumprida, Curral Velho, Monte Vermelho, Ponta Txada, Figueira das Naos e Fundura.
“A área afetada neste momento estima-se entre 60 a 70 hectares, zonas de altitude e de difícil acesso. As vegetações afetadas foram vegetações arbustiva e herbácea (pastos), carapate e algumas acácias Holocerica de pequeno porte”, lê-se no comunicado do MAA.
A nível da comunidade, as informações avançadas pelo MAA, asseguram que nenhuma casa foi afectada, entretanto alguns currais localizados no Fundo de Curral Velho foram atingidos .
A equipa da Proteção Civil tem nos terrenos cerca de 128 efectivos operacionais e a comunidade tem estado a participar disponibilizando meios como, água e alguns materiais.
O comunicado explica ainda que as dificuldades no combate ao incêndio prendem-se ao difícil acesso do local, devido a orografia do terreno. O forte vento que se fazia sentir, ontem e a elevada temperatura que se regista hoje, também dificultam o combate às chamas.