Guiné-Bissau disponível para dar terrenos a Cabo Verde para a prática da agricultura

PorExpresso das Ilhas, Lusa,19 abr 2023 17:21

​A secretária de Estado das Comunidades da Guiné-Bissau, Salomé Allouche, manifestou hoje, na Praia, a disponibilidade do seu país em oferecer terrenos a Cabo Verde para a prática da agricultura.

“É uma possibilidade muito boa, temos terrenos para isso, estamos abertos para isso”, disse a governante, em conferência de imprensa, no primeiro dia de dois dias de visita a Cabo Verde e após um encontro de trabalho com o ministro das Comunidades, Jorge Santos.

A secretária de Estado disse que, ao chegar a Bissau, a primeira coisa que vai fazer é falar com o ministro da Agricultura para mostrar o interesse de Cabo Verde em querer criar essa parceria na agricultura.

“E nós estamos abertos a empresários de Cabo Verde poderem ir trabalhar nas terras como querem, porque, uma vez que nós temos terras e empresários aqui talvez não tenham terra suficiente para trabalharem, nós estamos disponíveis”, insistiu.

“Porque, na verdade, nós somos irmãos e porque não ajudar com o espaço, se nós não podemos fazer, os nossos irmãos têm condições de fazer e nós estamos disponíveis para dar terra para eles cultivarem e trabalharmos em conjunto”, completou Salomé Allouche.

O ministro das Comunidades disse que a cooperação na agricultura já está a ser discutida entre os dois governos e é um processo que vai envolver a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), no âmbito do “Corredor Rodoviário Dakar-Abidjan".

Neste sentido, Jorge Santos entendeu que implica o desenvolvimento de empresas de transformação agro-alimentar, mas também de transportes, dando conta que já existem iniciativas nesse sentido.

“Porque sem o transporte marítimo e sem o transporte aéreo, dificilmente estaremos a executar esses que são os grandes desígnios”, afirmou o ministro, frisando que isso vai fomentar ainda a cooperação com a Guiné-Bissau na aérea do turismo.

A Guiné-Bissau acolhe uma grande comunidade cabo-verdiana e a comunidade guineense continua a representar a maior comunidade estrangeira residente em Cabo Verde (33,7%), de acordo com os dados preliminares do primeiro inquérito sobre população estrangeira e imigrante em Cabo Verde, publicados em Dezembro, que estima a existência de cerca de 11 mil imigrantes ou estrangeiros no país.

Em 24 de Março, o parlamento de Cabo Verde aprovou a adesão ao tratado que em 2017 criou o “Corredor Rodoviário Dakar-Abidjan”, projecto multimodal de 3.164 quilómetros, após a garantia da incorporação da componente marítima “Praia-Dakar”, de 500 quilómetros.

O tratado com vista à implementação deste projecto foi adoptado em Junho de 2017, em Monróvia, por sete Estados-membros CEDEAO, casos da Costa do Marfim, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Serra Leoa e Senegal.

O documento prevê “a construção de uma auto-estrada” com início em Dakar, Senegal, até Abidjan, Costa do Marfim, passando por todos aqueles países, conforme recorda a proposta votada e aprovada por unanimidade na Assembleia Nacional, na Praia.

Cabo Verde, único país arquipelágico da CEDEAO, não assinou a adesão ao projecto, mas 18 meses depois os Estados-membros adoptaram o designado “Acto Adicional” ao tratado, aceite então pelo Governo cabo-verdiano, passando o projecto a incorporar a componente marítima entre o porto da Praia e Dakar, com cerca de 500 quilómetros, passando a ser designado “Corredor Praia-Dakar-Abidjan”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,19 abr 2023 17:21

Editado porSara Almeida  em  20 abr 2023 15:07

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.