Saúde oral em Cabo Verde "é muito preocupante"

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,19 jul 2023 12:00

Coordenadora do programa Nacional de Saúde Oral, Elisabete Tavares
Coordenadora do programa Nacional de Saúde Oral, Elisabete TavaresRádio Morabeza

Metade das crianças nas escolas têm cáries dentárias. Informação avançada aos jornalistas pela coordenadora do Programa Nacional de Saúde Oral, apresentado esta manhã, na cidade da Praia.

Elisabete Tavares frisa que a cárie dentária, que afecta 51% das crianças nas escolas, é o principal problema da saúde oral em Cabo Verde.

"Cerca de 51,3% das crianças têm problemas com cárie dentária. Em 2020 foi feito um estudo e vimos que a maior parte dos adultos não visita o dentista. Cerca de 40%, há dois anos. Também, cerca de 20% das pessoas escovam os dentes menos de três vezes por dia. Então, a cárie dentária neste momento é o nosso principal problema", avança.

Elisabete Tavares diz que em Cabo Verde ainda não se dá muito valor à saúde oral.

"É muito preocupante neste momento, porque as pessoas ainda não estão dando muito valor à saúde oral, mas estamos trabalhando para isso. Temos metas até 2026 de conseguir reduzir o índice de cárie dentária nas populações em geral e focando mais nas crianças das escolas que têm muito acesso a produtos açucarados, que é muito preocupante. Então, estamos trabalhando com os parceiros para ver como vamos conseguir melhorar a saúde oral em Cabo Verde", explica.

Reduzir o índice da cárie dentária, reduzir a doença periodontal, reduzir o índice de dentes perdidos e fazer a promoção da saúde oral são alguns dos objectivos do Plano Estratégico da Saúde Oral 2022-2026.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,19 jul 2023 12:00

Editado porAndre Amaral  em  20 jul 2023 8:13

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.