Fundo Pandémico disponibiliza cerca de 370 mil contos a Cabo verde

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,25 jul 2023 14:09

Directora Nacional da Saúde,  Ângela Gomes
Directora Nacional da Saúde, Ângela GomesRádio Morabeza

Cabo Verde recebeu o valor de cerca de 370 mil contos para o financiamento do projecto intitulado "Fortalecimento da Segurança Nacional de Saúde através da Abordagem - Uma Saúde", do Fundo Pandémico. A informação foi avançada, esta manhã, em conferência de imprensa pela Directora Nacional da Saúde.

Ângela Gomes avança que o financiamento dará atenção a três áreas, nomeadamente o sistema nacional de epidemiologia, sistema nacional de laboratório e recursos humanos.

“O projecto de Cabo Verde, intitulado ‘Fortalecimento da Segurança Nacional de Saúde através da Abordagem - Uma Saúde’, será financiado com o montante de 3,742, 000 USD (372.815.460 ECV) para reforçar a vigilância e o alerta precoce de doenças e eventos de Saúde Pública, os Sistemas de laboratoriais e a força de trabalho, ou seja, o desenvolvimento dos Recursos Humanos”, assegura

Ângela Gomes sublinha que o fundo será executado pela Direcção Nacional da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública, a Direcção Nacional de Ambiente e a Direcção Nacional de Agricultura, Silvicultura e Pecuária.

“Tem como entidade gestora o Banco Mundial e conta com a parceria da Organização Mundial da Saúde, UNICEF e FAO. Trata-se de um financiamento plurianual. O projecto será executado de forma faseada entre 2024 a 2026. Ao seleccionar Cabo Verde como beneficiário, o Fundo Pandémico visa aumentar a capacidade de prevenção, preparação e respostas a pandemias no país, incentivando maiores investimentos, melhorando a coordenação entre os parceiros e promovendo a colaboração regional através de uma abordagem integrada de "Uma só Saúde" - que concilia a saúde humana, animal e ecossistema, ou seja o meio ambiente”, explica.

O Fundo Pandémico, lançado oficialmente sob a presidência da Indonésia no G20, é uma iniciativa global que busca mobilizar recursos adicionais e promover a colaboração entre os países, agências das Nações Unidas e Bancos Multilaterais de Desenvolvimento.

Com um capital inicial de US$ 2 bilhões provenientes de 25 contribuintes soberanos e filantrópicos, o Fundo Pandémico tem como missão apoiar os países vulneráveis a se prepararem melhor para enfrentar emergências de saúde de alcance pandémico.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,25 jul 2023 14:09

Editado porAndre Amaral  em  26 jul 2023 9:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.