Fernanda Azancot avança que a quantidade de leite colectada contribui para a redução da mortalidade dos bebés prematuros.
“De 2011 até agora fornecemos leite para cerca de 4 mil e 900 prematuros no serviço de neonatologia e, foi colectado a nível do banco, ou seja de doadores dentro do Banco e a nível domiciliar cerca de 4 mil e oitocentos e oitenta litros de leite. São números que dão uma representatividade, e com certeza contribuem para um dos impactos que o Banco de leite teve que é o de diminuir a mortalidade dos prematuros a nível da cidade da Praia, o que se reflectiu a nível nacional ”, assegura.
No que diz respeito à segurança, a nutricionista Fernanda Azancot diz que todos os profissionais que trabalham no banco de leite são certificados e que todo o processo passa por um controlo de segurança.
"O Banco já é certificado pelo HCCP, já estamos também em processo de certificação pelo ISO 9001, mas podemos garantir que todo o processo que é feito dentro do Banco de Leite respeita as normas de segurança necessárias para o serviço e, na distribuição às crianças da neonatologia, seguimos as normas da rede brasileira de Bancos de Leite, ou seja aquilo que é feito cá é feito no Brasil, é feito em Portugal é feito em Angola, na Espanha... é o mesmo procedimento", garante.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada anualmente de 1 a 07 de Agosto.
Este ano comemora-se sob o lema "Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham", com o objetivo de informar as pessoas sobre as perspectivas dos pais trabalhadores sobre amamentação e paternidade.