Portugal: Peregrinos cabo-verdianos acreditam que JMJ pode aproximar mais os jovens da igreja

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,4 ago 2023 17:02

​Os peregrinos cabo-verdianos que participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 acreditam que o evento que decorre de 01 a 06 de Agosto é uma forma de aproximar ainda mais os jovens da igreja.

Em declarações à Inforpress, alguns integrantes das mais de nove dezenas de jovens peregrinos cabo-verdianos que participam na JMJ, que conta com a presença do Papa Francisco na capital portuguesa, manifestaram a sua opinião sobre a “presença dos jovens na igreja”.

“Os jovens cabo-verdianos estão afastados da igreja, mas acredito que com esta Jornada Mundial da Juventude eles possam começar a caminhar para a igreja e a ficar mais forte”, considerou Leandra Rosa, da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, ilha do Maio.

“Estamos com falta de força de fé. Precisamos de oportunidades como essa para conhecermos melhor o que é a nossa religião, sobretudo os jovens”, afirmou Aguinalda Vaz Varela, da Paróquia de São Nicolau Tolentino.

Por sua vez, Elson Patrick declarou que acredita que vai regressar a Cabo Verde com “mais fé” e com muito para contar aos jovens que não puderam vir à Lisboa para a JMJ, mas que possam ter essa oportunidade nas próximas edições e consigam “fortificar” a sua fé.

“Os jovens também estão tão longe da igreja e penso que é preciso fazer esse tipo de actividade [JMJ] para poder unir a juventude à igreja, porque os jovens estão muito dispersos”, disse Nélida Semedo.

Da parte da delegação cabo-verdiana, hoje de manhã ficou marcado por uma reflexão e contemplação sob a orientação do bispo de Mindelo, Dom Ildo Fortes, no âmbito dos encontros ‘Rise Up’, destinados aos jovens participantes da JMJ Lisboa 2023.

O encontro em Entroncamento reuniu diversos jovens que falaram sobre o tema central do dia “A sua misericórdia se estende de geração em geração” (cf. Lc 1, 50), tendo os jovens peregrinos de Cabo Verde e do Brasil, seguidamente, participarem na missa matinal foi presidida, também presidida por Dom Ildo Fortes, acompanhado por outros sacerdotes da Diocese de Santiago.

Sob o lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, a JMJ 2023 junta entre um milhão e 1,5 milhões de pessoas em Lisboa.

A JMJ foi instituída pelo Papa João Paulo II, em 1985, e, desde então, tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo depois passado pelas cidades de Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,4 ago 2023 17:02

Editado porSara Almeida  em  5 ago 2023 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.