AJOC repudia tratamento dado a jornalistas durante final do Campeonato Nacional de Voleibol

PorExpresso das Ilhas,25 ago 2023 9:41

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) expressou, esta quinta-feira, seu repúdio em relação ao tratamento direcionado aos profissionais de Comunicação Social da Inforpress e da RTC durante a final do Campeonato Nacional de Voleibol e apela que sejam criadas condições adequadas e que sejam respeitadas as prerrogativas dos jornalistas.

Através de um comunicado de imprensa, a AJOC descreveu que ao longo de seis dias, os profissionais em questão desempenharam uma cobertura exaustiva do campeonato.

No entanto, destacou que o pavilhão não dispunha de uma cabine de imprensa apropriada, obrigando esses profissionais a trabalhar na "tribuna VIP" como única opção viável para evitar o ruído do público, melhorar a visibilidade e captar imagens de qualidade.

“No derradeiro dia do evento, esta quarta-feira, 23 de Agosto, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, António Rodrigues, optou por humilhar publicamente esses profissionais da Comunicação Social, alegando que o espaço estava reservado para convidados e instruindo-os a procurar outro local para trabalhar, sem, ao menos, contribuir para que estes fossem abrigados em outro espaço com condições”, escreveu a AJOC.

Nesse sentido, a Associação Sindical exige respeito não apenas para os jornalistas em questão, mas para todos os profissionais da comunicação e frisou que é fundamental que episódios como este não se repitam, salvaguardando assim a qualidade da prestação do serviço público.

“Reiteramos ainda a importância do respeito mútuo entre as entidades organizadoras de eventos desportivos e os profissionais de comunicação, sublinhando que a colaboração harmoniosa é fundamental para a divulgação transparente e abrangente das notícias, proporcionando ao público informação precisa e objectiva”, lê-se.

A AJOC apelou às partes envolvidas para que sejam criadas condições adequadas e respeitadas as prerrogativas dos jornalistas, a fim de se garantir um ambiente propício à realização de um jornalismo de qualidade e de interesse público.

Autoria:Expresso das Ilhas,25 ago 2023 9:41

Editado porSara Almeida  em  28 abr 2024 23:28