Informação avançada pela Embaixada portuguesa, através de um comunicado de imprensa, que explica que o apoio será realizado através de linha de financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P..
“Amparam o apoio financeiro de Portugal o princípio consagrado na Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 e os objectivos do Programa Estratégico de Cooperação 2022 – 2026, celebrado entre os dois países em Março de 2022, no que respeita aos compromissos assumidos em matéria de cooperação para o desenvolvimento, à luz da prioridade actualmente atribuída pela Cooperação Portuguesa aos SIDS”, lê-se.
A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Myrian Vieira, disse esta quinta-feira que reunião inter-regional irá debruçar-se sobre várias questões, desde o desenvolvimento à sustentabilidade da dívida dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
A reunião em apreço é organizada conjuntamente pelo Governo de Cabo Verde e pela Nações Unidas.
A quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será realizada em Antígua e Barbuda de 27 a 30 de Maio de 2024, vai avaliar a capacidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento em alcançar o desenvolvimento sustentável, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento, SIDS4, reunirá líderes para chegar a um acordo sobre um novo programa de acção para os SIDS, com foco em soluções práticas e impactantes e para formar novas parcerias e cooperação em todos os níveis.