Cabo Verde acolhe reunião preparatória da 4ª Conferência sobre SIDS

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,24 ago 2023 12:07

Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Myriam Vieira
Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Myriam VieiraRádio Morabeza

Representantes dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) vão estar reunidos na cidade da Praia, na próxima semana. Na agenda, a preparação da reunião Inter-regional da 4ª Conferência sobre SIDS, que será realizada em Antígua e Barbuda, de 27 a 30 de Maio de 2024, anunciou hoje o Governo.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Myrian Vieira, diz que reunião inter-regional, que decorre entre os dias 30 de Agosto e 1 de Setembro, irá debruçar-se sobre várias questões, desde o desenvolvimento à sustentabilidade da dívida dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

“Questões importantes como o financiamento, o desenvolvimento dos SIDS, a questão da sustentabilidade da dívida, bem como um quadro para a monitoria e avaliação da implementação do próximo programa de cooperação que as Nações Unidas irão estabelecer com os SIDS também estarão sobre a mesa. De igual forma, é um momento particular para traçar elementos ou directrizes para o próximo programa de cooperação dos SIDS”, avança.

Myrian Vieira afirma que o grande desafio dos SIDS é fazer face às alterações climáticas.

“A nossa preocupação é sobretudo fazer a transição energética de uma forma sustentável, fazer aposta na economia azul e combater as alterações climáticas com o foco sobretudo num fenómeno que nos é particular no seio dos SIDS, que é a questão da seca, desertificação e degradação da terra”, explica.

A quarta Conferência Internacional sobre Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, que será realizada em Antígua e Barbuda de 27 a 30 de Maio de 2024, vai avaliar a capacidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento em alcançar o desenvolvimento sustentável, incluindo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Conferência SIDS4 reunirá líderes para chegar a um acordo sobre um novo programa de acção para os SIDS, com foco em soluções práticas e impactantes e para formar novas parcerias e cooperação em todos os níveis.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,24 ago 2023 12:07

Editado porSara Almeida  em  28 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.